Eu sou o Mois, e este é o meu blog! Seja bem vindo!

Blog do Mois: Compartilhando informações, tentando ajudar alguém com o que consegui ou aprendi. Seja através de programas, dicas, sites, downloads e outras coisas a mais que tem me servido ou ainda me servem!

Posts que estarão em constante modificações para obter melhor aproveitamento do conteúdo tanto os textos como o design.
Atualizarei sempre que puder, colocando novidades.
Só peço que: se algo lhe ajudou, compartilhe ou pelo menos comente, pois isso me deixa muito feliz.


Citação e plágio de posts


Segundo o site blogosferalegalAssim como fiz, por falta de conhecimento, muitos blogueiros ainda não sabem a diferença entre citar e plágiar. 
Segundo o site: http://www.blogosferalegal.com/2010/06/citar-e-muito-diferente-de-plagiar.html

"Não copie o conteúdo todo do texto no seu blog dizendo para os seus leitores procurarem o referido blog, pois se as pessoas já leram o texto todo ali, talvez não se interessarão em visitar o blog para ler o resto."

Em relação aos textos inteiros até concordo, mas fico meio termo quando for postar algo baseado nas informações do referido assunto, principalmente quando se tratar de tutoriais já existente em outro site. O problema é que a internet está recheada de tutoriais ou matérias parecidas, clonadas e inspiradas nos de em outro site.  Existem inúmeras razões para que isso ocorra, e no meu caso é a vontade de compartilhar e ser útil! E em meu modo de pensar, algo ensinado de um modo, só alguns entenderão! Então se há quem pense igual a mim com certeza entenderão o meu modo de fazer-lo!
Caso contrário, os links originais estão disponíveis e até mesmo partes do texto original! Bem, a partir de agora, vou procurar não copiar mais todo o texto, mas talvez seja preciso copiar partes  do texto para auxiliar ao informar, mantendo é claro, a referência(link) para que, caso o leitor não consiga compreender no meu modo, verifique onde as informações foram adquiridas.
Percebi: que muitas vezes, se tratando de tutoriais, a forma de ensinar algo, muitas vezes é exatamente igual para que dê certo, levando o texto a se parecer em muito com o encontrado em outro site/blog, mesmo com leves modificações! Na maioria das vezes, o autor do novo texto, nem sabe da ocorrência, e ao compartilhar informações, não pretendia causar problemas, ao contrário: ajudar alguém!
Se formos ficar preocupados em não fazer igual, para não caracterizar plágio, ninguem estaria informado hoje! Não haveria motivos para compartilharmos.

Vamos analisar: Exemplo ao meu ver de como fritar um ovo num suposto site (Texto original):
"Coloque óleo na panela no fogo para aquecer,  e quando estiver bem quente, quebre o  ovo(obviamente) e coloque(gema e clara) na panela, salpique um pouquinho de sal, e retire quando a clara deixar de ser transparente, ou no ponto que desejar ou seja, antes que queime e coloque em outro recipiciente."

1-É plágio!:
"Coloque óleo na panela no fogo para aquecer, e quando estiver bem quente, quebre o ovo(obviamente) e coloque(gema e clara) na panela, salpique um pouquinho de sal, e retire quando a clara deixar de ser transparente, ou no ponto que desejar ou seja, antes que queime e coloque em outro recipiciente."
O que eu penso:
Concordo plenamente! Todo o texto original foi copiado! Nem mesmo um  link foi mensionado!

2-É plágio? Eu não sabia!: 
"Aprendi a fritar ovos no site tal www.sitedainformacao.tal que é muito bom!
Coloque óleo na panela no fogo para aquecer, e quando estiver bem quente, quebre o ovo(obviamente) e coloque(gema e clara) na panela, salpique um pouquinho de sal, e retire quando a clara deixar de ser transparente, ou no ponto que desejar ou seja, antes que queime e coloque em outro recipiciente. 
Confira mais detalhes em: www.sitedainformacao.tal"
O que eu penso:
Concordo com certa reserva... Conforme disse no post inicial. O texto inteiro foi copiado! Isso não acho muito correto, Mas em contra partida, o link adicionado, e no caso desse exemplo, foi logo de cara! E ainda exaltado! Sem falar que ao colocar o link logo no início, o postador corre  o risco de que o leitor clique no link e nem chegue a ver o que tinha no restante da página, pois de imediato é enviado ao link

3-Acho que: não é:
"Uma panela com óleo no fogo para aquecer, e quando estiver bem quente, quebre o ovo e coloque na panela salpique um pouquinho de sal, e retire quando estiver no ponto que deseja, e coloque em um prato ou outro recipiciente. Fonte: www.sitedainformacao.tal"
O que eu penso:
 Não considero plágio, apesar de ter copiado a maioria dos trechos. O link foi mensionado mesmo sendo no fim. Então perguntam: É... mas  o leitor já leu o que queria... então porque ele iria querer visitar o outro site/blog? Ninguem sabe ao certo, mas duas coisas podem acontecer: 1-as informações não foram compreendidas então ele decidirá ir direto à fonte! 2-Apesar de ter saciado sua sede de informações sobre o assunto, estará curioso a respeito com o site/blog de onde as informações foram adquiridas! E se perguntando e até mesmo criticando: "Deve ter mais coisas interessantes lá pois aqui não tem quase nada!" Eu faço isso!

4-Tenho certeza que não é:
"Uma panela com óleo no fogo para aquecer, e quando estiver bem quente, quebre o ovo e coloque na panela, coloque sal a gosto, e retire quando estiver no ponto que deseja, e coloque em um prato ou outro recipiciente. Fonte: www.sitedainformacao.tal"
O que eu penso:
Não considero plágio, apesar de ter copiado alguns trechos para formar o texto. O mais importante que é o link, foi mensionado.

5-Certeza que não é:
"Com óleo bem quente na panela, coloque o ovo sem a casca na panela, com um pouquinho de sal, e tire quando achar que está bom e coloque e um prato! Fonte: www.sitedainformacao.tal"
O que eu penso:
Não considero plágio, Todo o texto foi elaborado com as próprias palavras mesmo assim foi colocado uma referência de onde provavelmente a ideia foi retirada. Mesmo sem ter copiado uma só linha, o link foi mensionado.

6-Absoluta certeza que não é:
"Com óleo bem quente na panela, coloque o ovo sem a casca na panela, com um pouquinho de sal, e tire quando achar que está bom e coloque e um prato! Fonte: eu mesmo!"
O que eu penso:
Nunca! Jamé! Jamais será plágio! Todo o texto foi elaborado com as próprias palavras e ideias! E mesmo que a ideia tenha sido retirada de outro site! Não há motivos que o obrigue a mensionar um link! A não ser, é claro, que o tal site/blog seja dono(a) as palavras ou verbos em sí, que no caso não é. Então Fodam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Comente por favor!